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Acessórios e Suprimentos são cartas na manga para se diferenciar do varejo

Em 2013, a 4ªPesquisa Inédita Setorial dos Distribuidores de TI e o 3º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI), encomendado junto ao IT Data, apontou crescimento de 2% no setor.

01/07/2014 12:57

Por Mariano Gordinho*

Em 2013, a Pesquisa Inédita Setorial dos Distribuidores de TI e o 3º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI), encomendado junto ao IT Data, apontou crescimento de 2% no setor.
Quem teve queda na participação foi o hardware, que passou de 81% para 74%, do total dos 13,3 bilhões.  Softwares (11%) e serviços (1%) mantiveram-se na mesma situação em relação ao ano anterior. O grande destaque foram os “Outros Produtos”, passando de 7% em 2012 para 14% nesse ano.

Os números apenas confirmam que o mercado de acessórios e suprimentos vem se consolidando como uma alternativa para que revendedores tenham maior rentabilidade. Eles viram que podem ter uma fonte de renda em produtos de valores razoáveis que o varejo não quer vender, como impressoras. As pequenas e médias empresas precisam destes equipamentos, e não é no varejo que é irão buscá-los, uma vez que eles não têm mais tamanho espaço dedicado nas grandes magazines.

Para se ter uma ideia do tamanho desse mercado em potencial a ser atacado pelas revendas, a pesquisa da Abradisti ainda apontou que entre janeiro e setembro de 2013 foram importados mais de US$ 203 milhões em suprimentos de jato de tinta. No mesmo período, com uma elevação de 20% em relação à 2012, os suprimentos para impressão a laser alcançaram US$ 400 milhões.

Mas não são apenas os acessórios e suprimentos que ganham destaque: Roteadores, conectores, switches, hubs, entre outros, são apenas alguns dos acessórios apropriados para uma rede de internet, seja doméstica ou corporativa não estão disponíveis em qualquer local. Além disso, No Breaks, transformadores, estabilizadores e outros equipamentos de energia são encontrados largamente em revendas, mas no varejo só são oferecidos em grandes papelarias e e-commerces especializados.

Ou seja, a moral da história é muito clara: Bater de frente ao grande varejo não é solução, sim atacar onde ele é mais fraco. Ficar atento a produtos específicos não têm mais tanto espaço nas prateleiras e também oferecer uma maior gama desses itens é uma forma de não só ganhar o cliente, mas inclusive converter vendas maiores, uma vez que passa a ser visto com know how no assunto.

*Mariano Gordinho é presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de TI – Abradisti