GMI associa-se à Abradisti para apoiar crescimento e contribuir com desenvolvimento regional
Com sede na Paraíba, empresa soma mais quatro unidades no Nordeste, um centro de distribuição no Espírito Santo e iniciará em breve operação no Norte do Brasil
A GMI Distribuidora é a mais nova associada da Abradisti, reforçando a atuação nacional da entidade. Com sede em Cabedelo (PB), a empresa tem clientes em todo o Brasil, com destaque na Região Nordeste, para distribuição de produtos de tecnologia da informação, telecomunicações, automação e segurança eletrônica de mais de 70 fabricantes, além de fornecer computadores com marca própria.
“Nossa história começou de forma simples, em uma sala de 40 metros quadrados, com uma equipe enxuta, mas com foco total no cliente”, lembra Gilmar Vasconcelos, diretor executivo e fundador da GMI. “Ao longo de 20 anos, evoluímos para uma operação de 4 mil metros quadrados que integra todas as áreas, na nossa matriz.”
Hoje, atende também por meio das filiais em Natal (RN), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Recife (PE), além de um Centro de Distribuição em Serra (ES), inaugurado no ano passado com o objetivo de ampliar a capilaridade e a agilidade nas entregas para as localidades mais distantes da sede.
De olho nas oportunidades em todo o país, os planos da GMI incluem ainda expandir a logística, as parcerias estratégicas com fabricantes e ampliar as marcas próprias. Vasconcelos acrescenta que a empresa se prepara para abrir a primeira filial na região Norte, apostando também na proximidade com os clientes para chegar a esse mercado ainda pouco atendido.
Troca de conhecimento
Nesse momento de consolidação e expansão, a GMI entende que fazer parte da Abradisti contribui com os planos da empresa em diversos aspectos.
“A associação tem uma representatividade nacional, é uma voz do nosso mercado para debater diversos temas. Nós já estamos inseridos nas reuniões para troca de conhecimento e network com os fabricantes. Então, estar na associação pode contribuir não somente para o nosso negócio, mas para o crescimento da região em que atuamos”, afirma.
O executivo ressalta que um grande ponto de observação para todo o mercado de distribuição hoje é a Reforma Tributária: o conhecimento reunido e compartilhado pela Abradisti e seus associados pode ajudar bastante nesse processo.
“O nosso plano é formar uma parceria com a Abradisti para somar. Tanto a GMI pode se beneficiar de tudo que a associação tem a oferecer, como também ela pode contar com a GMI para o que for necessário, principalmente na nossa região. Então estamos à disposição para o que precisarem do Nordeste”, completa.
Para o presidente-executivo da Abradisti, Mariano Gordinho, a chegada da GMI à associação é bastante oportuna porque ajuda o grupo a compreender o Brasil melhor.
“Podemos absorver o conhecimento que empresas e empresários regionais têm para trazer a realidade de um país diverso para a gente. Em 2026, quando fizermos nosso estudo anual, o Censo das Revendas, poderemos contar com o apoio da GMI para falar com mais revendedores regionais, porque eles vão contribuir para ampliar o entendimento do mercado nessa região”, comenta.
Mariano diz que o objetivo da Abradisti é continuar crescendo para além do eixo Sul-Sudeste e representar 100% do segmento de distribuição de TI no Brasil. Mas que esse crescimento deve ser feito com critérios e cuidado para que todas os associados tenham estruturas, estratégias e resultados semelhantes.
“A Abradisti tem um plano de crescimento baseado em atrair empresas que venham agregar um valor ao grupo. Por isso, foi ótima a reaproximação com a GMI. Como o Gilmar já deixou aqui a oferta na mesa, ele e a GMI vão nos ajudar muito e nós a eles. Temos a certeza daquilo que a Abradisti faz bem, que, no fim das contas, é trocar figurinha”, conclui.
Mercado nordestino em expansão
Vasconcelos conta que o Nordeste vive um momento de expansão em infraestrutura, conectividade e projetos públicos, mas que exige soluções adaptadas à realidade local: logística complexa, sazonalidade e demanda por presença física. Segundo o executivo, o grande diferencial da GMI é entender as especificidades do mercado regional e estar próxima aos clientes para oferecer um atendimento avançado e personalizado.
“Isso faz toda a diferença e nossa estrutura nos permite unir capilaridade, velocidade e custo competitivo para oferecermos prazos de entrega reduzidos, fretes mais competitivos, um profundo conhecimento das particularidades locais e um atendimento consultivo e presencial”, avalia.
Segundo ele, a proximidade é uma característica dos clientes do Nordeste, que dão preferência ao atendimento presencial. Além disso, a análise de crédito também exige conhecimento da região. “Nem sempre a gente consegue fazer isso tecnicamente. Tem de conhecer a pessoa para saber se pode conceder o crédito.”
Para este desafio, a Abradisti já pode agregar com um de seus benefícios, o Portal de Crédito – atualmente operado pelo Serasa. O mix de produtos para atender os clientes Nordestinos também varia. Enquanto no Sul-Sudeste as empresas, na grande maioria, buscam invariavelmente os últimos lançamentos, no mercado do Nordeste produtos de faixa de preços mais baixas ainda são mais consumidos.
➡️ Conheça mais sobre os benefícios de sua empresa integrar o grupo de associadas ABRADISTI: faça contato conosco por meio do mkt@abradisti.org.br e agende uma conversa.