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Partner Sales Publicado em 12 de set 2024

Um novo Painel para guiar o Distribuidor

Em artigo publicado na revista PartnerSales (edição 181), Mariano Gordinho aborda como a gestão da Distribuição de TIC no Brasil ganha informação estratégica com os dados do Painel de Vendas

12/09/2024 14:31:52
Artigo sobre Painel de Vendas na PartnerSales edição 181

* Por Mariano Gordinho

A gestão da Distribuição com base em estimativas e metas arbitrárias chega a ser um paradoxo para quem trabalha em TI, com “I” de Informação. Em um setor em que a precisão é essencial, e o ciclo de vida dos produtos é crítico, adotar uma estratégia baseada em dados e estatísticas tem um impacto ainda maior. No dia a dia, a falta de informação sobre a demanda por uma categoria ou item, ou sobre preços, traz o risco de sobrecarga e obsolescência nos estoques, além de desequilíbrios no fluxo de caixa. Junto ao comprometimento do capital de giro, outras condições no Brasil agravam as perdas com decisões desalinhadas à resposta do mercado.

Em mais uma iniciativa para instrumentalizar as tomadas de decisão baseadas em informações estratégicas dentro do ecossistema de distribuição de tecnologia da informação, a ABRADISTI em parceria com a CONTEXT, consultoria de inteligência de mercado com atuação em mais de 40 países, lança o benefício do Painel de Vendas da CONTEXT no Brasil.

A partir do início do próximo ano, os distribuidores participantes do Painel de Vendas começam a receber relatórios semanais com dados de vendas de produtos de TI, com uma visão detalhada por modelo (part number), região e tendências no Brasil. Essa iniciativa e os dados reais prometem transformar a forma como as decisões de negócios são tomadas.

Em conformidade às legislações de proteção de dados e a rígidos códigos de conduta, o anonimato é garantido aos distribuidores participantes e a metodologia não permite a exposição de seus dados individualizados. Em troca da contribuição com informações, os distribuidores recebem gratuitamente relatórios detalhados e atualizados com mapeamentos de vendas, estatísticas e outros dados que permitam ajustar as suas estratégias, acompanhar tendências do mercado e identificar oportunidades. 

A adoção de uma abordagem baseada em dados não é mais uma opção, e sim uma exigência para sobreviver nesse mercado competitivo e acelerado. A partir de dados coletados no contexto de distribuidores de várias regiões e segmentos, todos ganham conhecimento, inclusive argumentos para melhores negociações. 

Esta parceria entre a ABRADISTI e a CONTEXT oficializa o conhecimento dos dados no mercado brasileiro de distribuição. No final das contas, todos ganham: fabricantes, distribuidores e, acima de tudo, os consumidores. A previsibilidade, os custos e o fluxo financeiro tornam-se mais gerenciáveis, e as metas, finalmente, passam a consultar a realidade do mercado.

* Mariano Gordinho é presidente-executivo da ABRADISTI – Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação

Este artigo também pode ser lido na íntegra na página 33 da edição 181 da Revista PartnerSales on-line, pelo link abaixo:

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