Movimento global de regulação impulsiona Protiviti, que chega à Abradisti
Aspectos tributários motivaram entrada na Associação da consultoria global, que prevê expansão para o próximo ano no Brasil
Em um ano em que os mercados de consultoria global e o de tecnologia têm enfrentado grandes desafios, a operação brasileira da Protiviti – empresa do grupo ICTS Participações com escritórios em 25 países – tem obtido resultados positivos graças ao crescimento da demanda global por soluções de transparência e compliance.
Em entrevista ao blog da Abradisti, Rodrigo Castro, diretor-executivo de parcerias e inovação da Protiviti no Brasil, afirma que 2024 é um ano desafiador em termos de volume de projetos, mas a venda de software tem crescido dois dígitos com a forte demanda por parte dos clientes. Segundo ele, além dos investimentos crescentes em cibersegurança e privacidade de dados, a demanda por soluções de riscos e investigação tem sido forte – elas são o core business da Protiviti.
Castro diz que cada uma dessas grandes linhas de soluções é impulsionada por fatores específicos, como um movimento forte de regulação, nacional e global – representada por leis como a LGPD, o aumento dos ataques cibernéticos e a demanda do mercado por empresas mais sustentáveis e transparentes. A empresa revende softwares de várias marcas consagradas, incluindo Microsoft, OpenText, Alteryx, Kaspersky, entre outras.
“As temáticas que abordamos tocam todas as organizações”, explica o executivo, exemplificando. “Quando falamos de riscos corporativos, não há um segmento em que não se aplique, assim como os temas de cibersegurança e privacidade de dados. Investigações corporativas eram assunto de grandes empresas, mas agora estão acessíveis também para organizações de médio porte.”
Entrada na Abradisti: suporte no âmbito regulatório
A Protiviti é uma das mais recentes empresas a anunciar entrada na Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação. O diretor da Protiviti no Brasil elenca duas principais razões para isso:
A primeira e mais importante, segundo ele, é aproveitar a base de conhecimento e influência da Associação sobre questões regulatórias e fiscais do setor, particularmente no que diz respeito à compra e venda de software no Brasil.
“O arcabouço regulatório é bastante complexo. Começamos a revender software em 2019, enfrentando desafios. Fizemos uma consulta informal à Abradisti há algum tempo, e entendemos que deveríamos nos associar para ter acesso aos fóruns e eventos [da Associação] para estarmos sempre informados sobre o tema”, comenta Castro.
“Além disso, ser associado nos dá um carimbo de vínculo a uma associação que nos referenda”, completa ele, com a segunda razão.
Para o executivo, as questões tributárias são provavelmente o maior desafio enfrentado por qualquer empreendedor brasileiro. E o tema é particularmente espinhoso para quem trabalha com software, que conta com um sistema regulatório bastante complexo.
“É impressionante como se consegue enquadrar o mesmo produto em diferentes gêneros ao mesmo tempo”, diz. “Por isso precisamos nos vincular a associações como a Abradisti, com interesses em comum, para trabalharmos em conjunto”.
Mariano Gordinho, presidente-executivo da Abradisti reforça que a posição da Protiviti reflete os motivos que fazem a associação estar unida e buscando soluções.
“Muitas empresas, principalmente no setor de tecnologia, precisam de uma plataforma tributária estável. Esse é um dos papeis da entidade, reunir as empresas para que possamos debater de maneira empresarial como enfrentar problemas, seja de forma legislativa ou jurídica, não importa”.
Apoio Jurídico e Grupo de Trabalho Tributário estão entre os benefícios da Abradisti exclusivos para empresas associadas. O GT Tributário reúne mensalmente on-line cerca de 50 executivos para discutir e acompanhar o andamento de projetos de leis, da Reforma Tributária e de outras movimentações de natureza jurídico fiscal que impactam diretamente os negócios de cada empresa e do setor como um todo. A maioria dos participantes é de gestores das áreas fiscal, tributária, jurídica e controladoria de empresas distribuidoras, fabricantes e integradoras de TIC. A Protiviti entra na categoria de Distribuidor, junto com outras empresas que podem agregar valor ao setor.
➡️ Conheça mais sobre os benefícios de sua empresa integrar o grupo de associadas ABRADISTI: faça contato conosco por meio do mkt@abradisti.org.br e agende uma conversa.