Novo Benefício Abradisti em Gestão de Custos: ferramenta revela despesas ocultas e margens reais por produtos, canais, clientes e atividades
Especialista da MyABCM mostra como ter o rastreamento dos gastos com processos específicos e a visão dos efeitos gerais de cada decisão permite um gerenciamento detalhado de onde é mais efetivo economizar
Planos apressados de redução de custos podem resultar apenas na manutenção das ineficiências, com uma menor disponibilidade de recursos. Conforme dados mencionados no webinar “Como melhorar a rentabilidade e aumentar o valuation da sua empresa por meio da Gestão Estratégica de Custos”, realizado com exclusividade para gestores de empresas associadas à Abradisti, 30% dos que tentam cortar custos acabam gastando mais, sem considerar os efeitos desses cortes na receita e nas margens.
André Sanseverino, sócio-fundador da MyABCM, associada Parceira Estratégica Abradisti, explica que a abordagem tradicional, de olhar por centros de custos e de forma departamental, oculta o peso de cada atividade no rateio de gastos, assim como nos resultados. Por exemplo, se um determinado cliente ou canal de venda gera necessidade recorrente de reprocessamento de pedidos, isso implica custo de back office, TI, RH, além dos eventuais efeitos em estoque e fluxo de caixa.
“Quando, além da visão contábil, há uma visão gerencial, é possível ver o impacto dos processos”, observa Sanseverino. “O detalhamento minucioso das informações sobre margem líquida por produto, custo por operação e outras medições dão insights para o gestor e são mais eficazes do que trocar a marca do café ou cortar gente”.
Foco, usabilidade e indicadores de ROI
A MyABCM é voltada exclusivamente a gestão de custos e rentabilidade. Por sua especialização, a empresa brasileira tem mais de 90% de sua base em companhias globais. Sanseverino esclarece que os clientes buscam as funcionalidades específicas e a objetividade da ferramenta. A maioria das companhias contam, evidentemente, com ERPs e usam ferramentas de BI para os insights comerciais, com o MyABCM para gerenciar os custos e margens.
“O ERP tem dados financeiros sobre centros de custos, além de tratar as informações contábeis e fiscais. Mas para saber sobre margem líquida, custo por região e informações detalhadas, ou se customiza o ERP ou se constroem relatórios com planilhas”, descreve.
Os mecanismos de cálculo do MyABCM permitem o rastreamento de custos em várias dimensões, com possibilidade de simular os efeitos de determinado ajuste em outros processos e indicadores.
“Nenhuma empresa em que entramos tem os dados perfeitos para inserir nos modelos. A modelagem vai do macroprocesso à informação granular. Depois dessa fase, é um jogo para o gestor”, diz Sanseverino.
A plataforma da MyABCM é especializada e objetiva, e não exige um time de cientistas de dados ou outros recursos de projetos de BI para sua implementação e uso.
Nesta parceria estabelecida com a Abradisti para oferecer o benefício às empresas associadas, a MyABCM oferece licenciamentos com preços regressivos conforme adesão dos associados, com até 40% de desconto. A decisão de investimento pode ser facilitada confrontando os números de cada empresa com estimativas como redução entre 10% e 30% de custos indiretos; entre 5% e 15% nas atividades que não agregam valor e nos custos de estoque; ou incremento de até 10% nas margens.
Negócios conscientes
O que fazer com as informações gerenciais de alta qualidade depende das regras de negócio em cada caso. Constatar uma margem baixa ou eventualmente negativa não implica necessariamente em cortes. O atendimento a um site remoto ou continuidade de um produto deficitário podem ser importantes pelo impacto em outras fontes rentáveis.
Por exemplo, entre os clientes da MyABCM no Brasil, o executivo cita que os Correios adotam o sistema para saber o custo dos produtos em cada ponto de presença, inclusive para ajustar as compensações a eventuais déficits inevitáveis.
“Ter prejuízo em determinada atividade não é o maior problema. O grave é não saber”, resume Sanseverino.
👉🏼 Se sua empresa é associada à Abradisti e tem interesse em conhecer a proposta deste novo Benefício, entre em contato com o time de Marketing diretamente pelo mkt@abradisti.org.br para saber mais.