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Partner Sales Publicado em 11 de jul 2024

Um projeto para capacitar revendas brasileiras de TIC

Lançamento do Programa Revenda Parceira Abradisti – PRPA é destaque em artigo da Partner Sales

11/07/2024 14:42:51

* Por Mariano Gordinho

O mercado brasileiro de Tecnologia é gigante e os distribuidores de TIC associados à Abradisti pretendem faturar R$28 bilhões neste ano, de acordo com o Censo das Revendas 2024. O faturamento de 2023 foi de 26 bilhões de reais, sendo 43,5% advindos de Hardware de TI, 18,8% de Telecomunicações, 11,3% de Energia Solar, 7% de Cloud, 7% de Software, entre outros.

Este é um contexto da relevância do setor, enquanto sabemos que a lacuna educacional e de capacitação brasileira é notória, particularmente no segmento de tecnologia. Não temos, nem de perto, os melhores índices de formação em STEM – acrônimo da língua inglesa para ciências, tecnologia, engenharia e matemática – o que, na ponta, acaba se transformando não só em dificuldade de contratação, mas também de execução de projetos de TI.

Com isso em mente, a Abradisti tem se dedicado a desenvolver um programa capaz de, ao menos, diminuir a lacuna de conhecimento e técnica entre as revendas de tecnologia da informação brasileiras.

Durante o nosso último Encontro Anual, realizado em maio, tivemos o prazer de apresentar o nosso Censo e também de anunciar o Programa Revenda Parceira Abradisti – PRPA. Conseguimos reunir uma série de parceiros de respeito – a Channels’ University, da Roccato Consultoria; a Uninter; a Vuno; e a ADDEE – para dar início a uma iniciativa ousada de capacitação.

O princípio básico é muito simples: quanto mais preparado o vendedor, melhor e mais ele vai vender. Com isso ganham, claro, os distribuidores de tecnologia, as próprias revendas e, na ponta, o cliente, que precisa de tecnologia para manter seus negócios competitivos e segue investindo nisso.

Na essência, o PRPA inclui um programa de desenvolvimento continuado (PCD) on-line, uma plataforma de geração de valor, uma ferramenta de ações de marketing com estratégias e resultados, e um hub de conexão entre revendedor e mercado. Os treinamentos serão feitos pelas empresas parceiras. Os parceiros se encarregarão de cada um desses elementos, e caberá aos distribuidores patrocinar o processo de suas revendas.

Esse programa de desenvolvimento começa com uma “fase beta” de seis meses com revendas convidadas pelos distribuidores associados à Abradisti. Nesta fase, os distribuidores poderão testar o processo financiando seus próprios colaboradores para o treinamento. Depois, finalizada com sucesso essa primeira fase de testes, queremos que cada distribuidor se aproprie do programa.

O modelo de White Label, aliás, é exatamente a finalidade original. O que nos importa é ter um ecossistema de revendedores capacitados para enfrentar a demanda das corporações por tecnologias diversas, incluindo as emergentes como a inteligência artificial, entre tantos outras.

Nas próximas semanas e meses estaremos ainda mais juntos com os distribuidores e as revendas afinando o PRPA. Trabalhamos para ter preços bastante acessíveis, como os distribuidores brasileiros poderão atestar nos nossos próximos contatos.

Convidamos todos a conhecer a nova iniciativa a Abradisti e, temos certeza, podemos aprimorar não só os negócios das revendas e distribuidores, mas também impulsionar ainda mais o mercado brasileiro de tecnologia como um todo.

* Mariano Gordinho é presidente-executivo da ABRADISTI – Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação

Este artigo também pode ser lido na íntegra na página 31 da edição 179 da Revista PartnerSales on-line, pelo link abaixo:

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