Nova associada: Factorial aposta em parcerias para crescer – ainda mais – no Brasil
Startup espanhola especialista em RH e DP se associa à Abradisti e aposta em alianças para alcançar, principalmente, as PMEs brasileiras
Em um país com um cenário trabalhista tão complexo, é inegável que a tecnologia desempenhe um papel crucial para os departamentos de recursos humanos das companhias. Mas quando se trata de pequenas e médias empresas, ainda há um longo trabalho de transformação digital e conscientização sobre a adoção de recursos de tecnologia nas áreas de RH e DP – essa, aliás, é justamente a missão da Factorial, companhia espanhola fundada em 2016, operante no mercado brasileiro há dois anos e nova associada da Abradisti.
“A Factorial é uma solução completa, 360 graus, para o RH e DP. E a gente nasce para democratizar o acesso ao sistema para pequenas e médias empresas”, resume Renan Conde, diretor geral Américas da Factorial, em entrevista ao blog da Abradisti. O executivo lembra que, apesar de a tecnologia estar madura já há algum tempo, “o RH, recorrentemente, é uma das últimas áreas [nas empresas] consideradas para se desenvolver e em que de fato há um investimento.”
O problema até então, segundo Conde, é que a maioria das soluções disponíveis no mercado eram focadas em grandes empresas, multinacionais, e haviam poucas soluções disponíveis para as pequenas e médias no mercado brasileiro. Foi isso que levou a companhia fundada em Barcelona a aportar em 2021, e aterrissar no país, no ano seguinte.
“Mesmo antes de atender o Brasil, a gente recebia e-mails e pedidos de contato de pessoas que não conheciam a ferramenta, para ver se [ela] se adaptava ao mercado [brasileiro]”, lembra Conde. “Acho que é uma característica muito cultural do brasileiro de estar conectado, de buscar novas soluções.”
Claro que a companhia não se restringe a atender as pequenas e médias empresas. Os clientes brasileiros atuais da Factorial têm entre 20 e 3 mil colaboradores – no caso de grandes franquias varejistas, por exemplo.
“Fazemos desde processos de recrutamento e seleção, até gestão de dados do colaborador, o onboarding, avaliação de desempenho, relógio de ponto e muito mais. É realmente uma solução completa para esse RH, que antes não tinha esse suporte e estava muito preso ao Excel, fazia tudo manualmente”, explica.
“Por ser um parceiro estratégico, a Factorial traz ferramentas, visões e propostas de ampliação de conhecimento para os gestores de pessoas do ecossistema de associados da ABRADISTI. A chegada da empresa abre ainda uma porta para a criação de parcerias de negócios com diversas associadas, uma vez que entendem a importância da Distribuição e seus canais na colocação de novos produtos e tecnologias no mercado brasileiro”, afirma Mariano Gordinho, presidente-executivo da Abradisti.
Crescendo no Brasil
Mesmo tendo chegado ao país há apenas dois anos, a Factorial, segundo Conde, tem tido resultados bastante positivos, com crescimento em ritmo acelerado. No primeiro ano de balanço fechado, o faturamento chegou a R$15 milhões. “Foi uma grande surpresa, porque a gente não imaginava que cresceria tão rápido”, lembra. Se em janeiro de 2022, eram apenas cinco colaboradores, o número de funcionários no Brasil já chegou a 100.
Em todo o mundo a empresa já atendeu mais de 8 mil organizações distribuídas em 65 países. No Brasil, conta com Zenklub, ChilliBeans, MAG-IT, SouSmile, Brasgroup, Avél Investimentos, Clicksign, e muitos outros players na sua cartela de clientes.
O segundo ano da empresa tem sido dedicado a estruturar essa operação mais robusta e localizar os produtos para a legislação brasileira, o que inclui um trabalho em conjunto com uma equipe de advogados e a buscar por parceiros – o que pode também estreitar a relação com mais departamentos de RH brasileiros.
“Temos feito um crescimento que continua acelerado, mas muito mais estruturado, no sentido que não temos só vendas, mas também customer experience, suporte ao cliente, financeiro, RH, TI, marketing, parcerias”, explica o diretor.
Parcerias estratégicas
Reside aí a importância da entrada da Factorial na Abradisti. Segundo Conde, o ingresso na Associação tem um fator estratégico: buscar parceiros que tragam mais fôlego para a empresa no mercado nacional nos próximos anos. Outro fator é trocar informações com companhias do setor de tecnologia.
“Claro, somos sempre amparados por uma equipe de profissionais, mas é diferente quando temos esse networking de maneira espontânea, orgânica. Poder saber o que está acontecendo com o mercado, poder trocar com profissionais que estão aqui”, ressalta o executivo.
“Cada mercado e cada cultura tem um comportamento diferente, e ter uma associação com o Abradisti nesse contexto nos enriquece muito”, conclui Renan.
➡️ Para saber mais sobre como tornar sua empresa uma associada ABRADISTI, entre em contato conosco no e-mail: mkt@abradisti.org.br