Maioria dos canais brasileiros de TI ainda não vende nuvem
O resultado do Censo das Revendas e do Estudo Setorial foram apresentados pelo Portal IT Forum, que destacou o setor Cloud. Um dos pontos citados é a participação de 45% das revendas de TI na comercialização dessas soluções, demonstrando que o setor ainda tem muito a crescer. Porém, precisa vencer desafios
O Portal IT Forum destaca o segmento Cloud em reportagem publicada sobre os resultados do Censo das Revendas e do Estudo Setorial – pesquisas da Abradisti encomendadas anualmente para a IT Data.
Os dados apontam que 45% das revendas brasileiras de tecnologia comercializam soluções em nuvem, mas que a oferta de serviços em nuvem está no portfólio de poucas revendas.
Em entrevista para o IT Forum, Ivair Rodrigues, fundador da IT Data, diz que 55% das revendas ainda não vendem nada de cloud, e o setor ainda tem outros desafios.
“As revendas alegam que o motivo para não comercializar as soluções é que as fabricantes e distribuidores vendem direto. Mas e os serviços? Elas dizem que não estão preparadas. Então, temos muitos desafios relacionados à nuvem. Não adianta ter tecnologia bacana se por outro lado não temos gente que consegue transformar isso em realidade”, explica Ivair Rodrigues.
Mariano Gordinho, Presidente-Executivo da Abradisti, destaca que entre os distribuidores a minoria inclui soluções de nuvem em suas ofertas. De 50 associados da entidade, 42 são distribuidores e somente seis incluem a nuvem entre suas ofertas.
“Investir em cloud tem uma implicação grande em fluxo de caixa. Não é um jogo para todo mundo. É preciso redesenhar o modelo de operação. Alguns estão surfando na onda. E minha leitura é que eles vão continuar. Mas sair do modelo típico de venda de produto e ir para receita recorrente tem um impacto de fluxo de caixa”, afirma Mariano Gordinho.
Confira todos os números e os comentários dos executivos acessando a reportagem completa pelo link:
https://itforum.com.br/noticias/maioria-dos-canais-brasileiros-de-ti-ainda-nao-vendem-nuvem/