EletrolarNews: Impasses tributários X crescimento do setor de TI
Em artigo publicado na Revista Eletrolar News, Mariano Gordinho, diretor-executivo da Abradisti, avalia a forma com a atual tributação brasileira afeta a distribuição de TI
O Brasil figura entre os países com a maior carga tributária do mundo, sobre a qual pesa uma legislação antiga, cheia de normas e regras. Tudo isso somado à burocracia dos processos que impacta negativamente todos os setores da economia, inclusive a saúde dos negócios da distribuição de TI.
Este é o tema do artigo desenvolvido por Mariano Gordinho, diretor-executivo da Associação Brasileira da Distribuição de TI (Abradisti), e que foi publicado pela revista Eletrolar News.
“Diferentemente de outros países, que simplificaram seus sistemas tributários, como a China e os Estados Unidos, fortalecendo o mercado externo, o Brasil se coloca na direção contrária. Sem um projeto de modernização na legislação vigente, o atual modelo se tornou uma máquina difícil de controlar”, diz o artigo.
Outro tema de destaque que o setor tem acompanhado de perto é a Bitributação de softwares, um projeto de lei que ainda está em tramitação, porém, se aprovado, poderá encarecer serviços e produtos da área de TI e informática que utilizam software, gerando dessa forma outro gargalo para o setor.
Para entender melhor o assunto e ler o artigo completo, acesse a revista online Eletrolar News e confira o texto na página 94, clique aqui.