Mercado de PCs no Brasil deve encolher um terço
Afetado pela recessão econômica e valorização do dólar contra o real, o mercado de computadores pessoais no Brasil deve cair 29% em 2015 – praticamente um terço em relação ao ano anterior, segundo pesquisa divulgada pela IDC. Em 2014, foram comercializados 10,3 milhões de unidade no país, contra a previsão […]
Afetado pela recessão econômica e valorização do dólar contra o real, o mercado de computadores pessoais no Brasil deve cair 29% em 2015 – praticamente um terço em relação ao ano anterior, segundo pesquisa divulgada pela IDC.
Em 2014, foram comercializados 10,3 milhões de unidade no país, contra a previsão de 7,4 milhões neste ano. Somente no segundo trimestre, as vendas caíram 38% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o IDC, a cotação da moeda americana impacta todo o elo de produção de um computador, induzindo os fabricantes a focarem em outros produtos. Além disso, a eventual aprovação da Medida Provisória 690, que prevê alíquota cheia de impostos para produtos eletrônicos deve representar um peso a mais para o setor em 2016.