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Abradisti Diretora executiva da Abradisti

10 dicas para não virar escravo das vendas

Em épocas onde o assunto em voga é a escravidão, seja ela de mulheres, de crianças ou outros tipos tão esdrúxulos que nos choca só de imaginar que possa ser verdade, o que pensar a respeito da auto-escravidão? Você já parou para observar se tem sido escravo de si mesmo? Das suas manias? Das suas projeções irreais? De sua falta de parâmetro para estabelecer prioridades?

20/10/2014 17:32

*Allessandra Ferreira

Em épocas onde o assunto em voga é a escravidão, seja ela de mulheres, de crianças ou outros tipos tão esdrúxulos que nos choca só de imaginar que possa ser verdade, o que pensar a respeito da auto-escravidão? Você já parou para observar se tem sido escravo de si mesmo? Das suas manias? Das suas projeções irreais? De sua falta de parâmetro para estabelecer prioridades?

Olhando para essa correria que vivemos hoje em tempos de altíssima competitividade, com milhares de ofertas e com a agilidade da tecnologia, quando paramos para observar percebemos a loucura que criamos para nós mesmos e que nos torna escravos da nossa falta de senso..

Na área de vendas, sejam elas consultivas ou não, vivemos um dia a dia desenfreado atrás de novos clientes e nos esquecemos de criar estratégias que nos deem um pouco de tranquilidade para que as vendas sejam geradas de forma saudável. É horrível ver vendedores querendo “enfiar goela abaixo” dos seus possíveis clientes produtos ou serviços a qualquer custo só para cumprirem suas metas, sem pensar nos problemas e prejuízos que esta atitude pode gerar. Mas isso dá um artigo à parte, vamos ao que interessa.

A partir da minha experiência em diferentes áreas comerciais quero compartilhar 10 dicas simples para implementar nas rotinas de vendas para fazer da nossa vida algo mais equilibrado, em que tenhamos tempo para jantar com a família em paz, para ir a academia, para fazer compras ou ir ao cinema durante a semana.

Vale lembrar que as dicas abaixo independem do esforço da empresa que você trabalha; elas só dependem de você:

1 – Cuide dos seus relacionamentos interpessoais profissionais de forma continua, para que sua rede de contatos lembre-se de você diante de uma possível indicação. Ex: almoce uma vez por semana com algum desses contatos.

2 – Cuide do seu perfil nas redes sociais para que todos percebam quão antenado você esta com o mercado em que atua e o quanto você sabe a respeito do produto ou serviço que oferece.

3 – Coloque lembretes eletrônicos que funcionem como “despertadores” para te lembrar das ligações de follow-up que você deve fazer.

4 – Cadastre o nome dos seus clientes na ferramenta “Google alerts”; com isso, você receberá os últimos conteúdos a respeito dessas empresas na internet. Este mecanismo te dará subsídios para manter um contato saudável com os clientes e ainda ser bem visto.

5 – Convide um prospect para participar com você de um evento, uma oficina, uma feira – todas as cidades estão cheias de palestras gratuitas em que você absorve diferentes pontos de vista e conhece novas pessoas que saberão quem você é e o que você faz.

 

6 – Uma vez por dia faça uma ligação para um prospect da sua lista para atualizá-lo de uma novidade de sua empresa que ele ainda não sabe. Cooperar com a rotina dos prospects te aproxima da possibilidade de fechamentos. Além disso, fique atento às ligações ativas de follow-up que já estão na sua agenda.

7 – Além da preocupação de identificar e gerenciar influenciadores estabeleça contato com uma nova pessoa dentro das empresas que você prospecta. Dessa forma, você poderá obter novas percepções do mesmo cenário.

8 – Atualize-se constantemente com notícias sobre os cenários econômicos, sociais e culturais e inclua esses dados em suas apresentações. Isso mostra aos prospects e clientes que você está atento ao mercado e está preocupado em transformar essas realidades em oportunidades de crescimento para seus contatos.

9 – Encontre meios de compartilhar seus conhecimentos e demonstrar seu know-how ao mercado, seja através de artigos agrupados em um blog, ou mesmo através da participação de fóruns na web. Isso otimiza sua imagem e amplia sua rede de relacionamentos.

10 – Defina um script de apresentação objetivo, claro e provocativo para os momentos de apresentação. Muitas vezes você se encontra inesperadamente com uma pessoa de decisão, tem pouco tempo e precisa de uma chance para essa oportunidade.

Estabelecendo hábitos, estratégias e rotinas nós somos capazes de revelar aspectos positivos de nossa personalidade de vendedor.  Se estivermos sempre sobre pressão e trabalharmos apenas com base no desespero, tendemos a optar por decisões que revelam o nosso lado B, ou seja, aquelas características negativas que queremos conter. Se conseguirmos manter comportamentos saudáveis sem ser escravos de rotinas estressantes, as pessoas ao nosso redor perceberão essa mudança e você assumirá o controle de suas atitudes.

O segredo para estar livre de maus julgamentos ou falhas de interpretação é manter uma rotina equilibrada e estabelecer metas gradativas atreladas a recompensas quando elas são alcançadas. Dessa forma, mesmo que você enfrente situações que te impeçam de conquistá-las, você terá força suficiente para manter-se na jornada, pois focará nas recompensas que obterá com isso. Durante essa caminhada, fique atento aos seus passos e as consequências dos seus atos, para que possa aprender com os casos que deram errado. É assim que se constrói um sucesso progressivo e sustentado.